Por vezes os professores parecem não reconhecer as novas competências dos seus alunos e escolhem ensinar da forma como eles próprios aprenderam: devagar e gradualmente (num tempo específico dedicado para cada matéria e/ou disciplina), uma coisa de cada vez, ensinando a todos como se fossem um só, privilegiando o trabalho individual de cada aluno e recorrendo a métodos tradicionais sérios Os imigrantes digitais não acreditam que os seus alunos possam aprender vendo televisão ou através de um jogo e consideram que a aprendizagem dificilmente poderá ser divertida. Então, o que se espera dos professores do século XXI?

Espera-se que não temam a inovação, que façam um diagnóstico às necessidades individuais dos seus alunos e que personalizem o ensino/aprendizagem; que procurem e preparem materiais utilizando todas as linguagens disponíveis; que motivem o aluno; que centrem a sua docência no estudante considerando e tomando partido das diversidades existentes; que ofereçam tutoria e que a sua prática se distinga pelo exemplo. Tendo em consideração que são as tecnologias de informação e comunicação que estão no centro da atual Sociedade em Rede e considerando as novas competências dos alunos que referimos anteriormente, é importante que os professores estejam capacitados para trabalhar com as TIC(Tecnologias da Informação e Comunicação) como um instrumento facilitador dos processos de aprendizagem, como ferramenta para o processo de informação e como conteúdo implícito de aprendizagens. Ao adaptar-se o uso das TIC à situação de ensino-aprendizagem estamos a contribuir para a formação de uma estrutura mental de aquisição e construção de conhecimento mais complexa, rica e definida. Os alunos, por sua vez, ao utilizar as TIC aprendem sobre elas e aumentam as suas competências digitais.

0 Response to " "

Postar um comentário