Nosso tempo, caracterizada por mudanças constantes e velozes, traz desafios para o professor e o incita a repensar sucessivamente sua prática. A agilidade das alterações, no mundo de atualmente, é quase sufocante e é preciso encontrar como lidar com o acúmulo de conhecimento. O docente do século XXI tem aliada toda a produção intelectual dos séculos passados e seu desafio é se formar e transformar sua prática constantemente, levando em conta as produções culturais e históricas atuais. Para ela, é preciso debater qual é o papel do professor na relação de ensino. “É importante pensar em como fazer a formação de professores diante destas questões que estão colocadas”. O avanço das tecnologias cria um surpreendente fenômeno nas salas de aula brasileiras: os professores voltam os olhares para o passado. Com os computadores cada vez mais acessíveis, a ampliação do acesso à Internet e a criação de novos games eletrônicos educativos, especialistas defendem que os docentes retomem um modelo pedagógico iniciado há quase 2,5 mil anos. Por vezes os professores parecem não reconhecer as novas competências dos seus alunos e escolhem ensinar da forma como eles próprios aprenderam: devagar e gradualmente, num tempo específico dedicado para cada matéria e/ou disciplina, uma coisa de cada vez, ensinando a todos como se fosse um só, privilegiando o trabalho individual de cada aluno e recorrendo a métodos tradicionais.
Os imigrantes digitais não acreditam que os seus alunos possam aprender vendo televisão ou através de um jogo e consideram que a aprendizagem dificilmente poderá ser divertida. Então, o que se espera dos professores/educadores do século XXI?
Espera-se que não temam a inovação, que façam um diagnóstico às necessidades individuais dos seus alunos e que personalizem o ensino/aprendizagem; que procurem e preparem materiais utilizando todas as linguagens disponíveis; que motivem o aluno; que centrem a sua docência no estudante considerando e tomando partido das diversidades existentes; que ofereçam tutoria e que a sua prática se distinga pelo exemplo. Tendo em consideração que são as tecnologias de informação e comunicação que estão no centro da atual Sociedade em Rede e considerando as novas competências dos alunos que referimos anteriormente, é importante que os professores estejam capacitados para trabalhar com as TIC como um instrumento facilitador dos processos de aprendizagem (como fonte de informação, como canais de comunicação entre professores e estudantes ou como recursos didáticos), como ferramenta para o processo de informação e como conteúdo implícito de aprendizagens. Ao adaptar-se o uso das TIC à situação de ensino-aprendizagem estamos a contribuir para a formação de uma estrutura mental de aquisição e construção de conhecimento mais complexa rica e definida. Os alunos, por sua vez, ao utilizar as TIC aprendem sobre elas e aumentam as suas competências digitais. "Independente do uso que se faça da rede, o 'laboratório de informática' das escolas, como aponta Josgrilber (2006 apud MOROSOV, 2008) não tem 'enredado' alunos e professores numa rede que seja significativa nos processos de ensino/aprendizagem, no interior da instituição escolar [...] Evidentemente que o envolvimento dos professores e professoras nesta tarefa é fundamental, e a constituição dos significados sobre as TIC, do ponto de vista escolar e pedagógico, só poderá vingar com o envolvimento destes profissionais" (MOROSOV, 2008, p.755-756).
Indaiana Lima (3)
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