A Escola no Contexto da Cidadania Moderna

Por vivermos em uma sociedade que vive em grande e constante transformação muitos dos nosso recursos de preparo social passam ser reavaliados. Principalmente quanto a eficacia dos processos e metodos empregados com o objetivo de educar.
Questiona-se que tipo de cidadão a escola está produzindo e se ela esta sendo eficaz neste processo. O modo como ela se relaciona com a sociedade que a cerca.
Ocorre que algumas concepções sobre a função social da escola nesse novo contexto parecem revisitar a conotação já vivenciada por ocasião do tecnicismo. Isso porque, para o Livro verde (Brasil, 2000), por exemplo, considerado o documento oficial sobre o tema, educar na Sociedade da Informação, significa muito mais do que "treinar as pessoas" para o uso das tecnologias da informação e da comunicação: educar significa investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tomar decisões em relação ao conhecimento, operar com fluência os novos meios e ferramentas no trabalho, aplicar, criativamente, as novas mídias em usos simples, rotineiros ou mais sofisticados.

Ref. www.rieoei.org/rie42a03.htm

- Ozeías S. Lima





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