Competências do professor para o século XXI


Atualmente, as diversas modalidades de ensinar se baseia no método que o profissional tem adquirido ao longo do tempo, antes mesmo de se tornar professor. Muitos deles têm perfil de quando estava ainda formando, pois acreditam que a forma que agem sob os estudantes estão dentro da nova tecnologia de ensinar, ou seja, as novas metodologias de inserir, induzir, e avaliar. Mesmo com este novo método de gerenciar o processo de aprendizado, ainda existem milhares de profissionais cujo método está contido numa modalidade antiga e ineficaz, denominada por Cipriano Carlos Luckesi como o “Método Antigo” ou “Método do Exame”, que se caracteriza por examinar, excluir e penalizar o aluno.


A competência do profissional está diretamente relacionada a este fator. Hoje o professor age de uma forma, e amanhã de outra, isto acontece devido à socialização de cada setor de trabalho, e a forma como cada turma de alunos se comportam diante do aprendizado e do comportamento diante do próprio professor e principalmente da sociedade.


Em universidades é comum se deparar com as diversas formas de avaliação, assim como os diferentes métodos de professores, tanto o “Método Antigo” como o “Método Avaliativo” (denominado por Luckesi como um método revolucionário). Este acontecimento (o encontro com profissionais “antigo” e “novo”) proporcionado pelo destino tem feito estudantes refletir sobre qual método deve ser adotado, e como iriam agir diante de situações que contrariam as que o novo profissional esperaria.


Agora, imagine você, leitor, que seus professores no ensino médio ensinava de determinada forma, mas que você nem sempre aceitou, e que você faria de tudo para corrigir este método, e quando chegasse sua vez você fizesse diferente. Mas como seria sua reação diante de situações em que não é previsto o método estudado durante anos numa universidade ou numa instituição? Um caso impar que deve ser estudado com rigor é o fato de encontrar imprevistos no decorrer da atuação como professor, assim qualquer profissional estaria preparado para diferentes situações, desde o método de ensinar, até mesmo as formas de relação com aluno e com a chefia.


Portanto, é perceptível uma conclusão de que para o professor ter uma boa competência de ensino, é necessário antes de tudo uma preparação. Posturas personalizadas diante da sociedade dos alunos muitas vezes são bem aceitas, assim como demonstrar que o assunto é dominado com facilidade pelo profissional traz confiança e respeito dos alunos. Assim, não há muito segredo em ser um bom profissional docente, e sim a iniciativa e responsabilidade de se submeter a atualizações teóricas e práticas no decorrer do desembaraçar da profissão. Este de fato é um grande pré-requisito para ser um professor reconhecido e bem sucedido.


A seguir, apresento um vídeo de um exemplo de professor que teoricamente usou suas artimanhas para poder envolver os alunos em suas aulas. Este profissional possivelmente teria problemas em se relacionar com determinadas turmas, e que com sabedoria consegue (provavelmente) inserir os estudantes em um novo mundo de aprendizado, com uma nova atmosfera, apesar de estar sempre no mesmo lugar.



Por: Widson Melo - 22/10/2010

1 Response to "Competências do professor para o século XXI"

  1. Widson Melo says:
    22 de outubro de 2010 às 11:29

    Hoje esqueci de fazer a propaganda do meu BLOG. Entã hoje será por comentário mesmo. Lá vai: http://widsonmelo.blogspot.com

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