O atual grande desafio apresentado é o de integrar consciente e criticamente a escola, seus alunos e professores no universo da sociedade do conhecimento. A agricultura e a indústria são diretamente influenciadas pelas tecnologias e mais uma vez é cobrada da escola uma nova postura no sentido de rever seus conceitos mudando sua forma de ensinar e aprender com as tecnologias. Assim, mais do que nunca, uma das principais condições para o trabalho do educando nesse novo milênio é a sua capacidade de entender as mudanças, identificar problemas e as condições delas decorrentes, apontando alternativas educacionais que possibilitem uma educação pautada sob os princípios que norteiam a educação: aprender a conhecer, fazer, conviver e ser objetivando, sobretudo, o pleno desenvolvimento do ser humano enquanto cidadão. Trata-se, portanto, de romper com paradigmas que estão arraigados e com metodologias ultrapassadas, uma vez que estamos vivendo “passagem da sociedade industrial para a sociedade informacional”, e a escola não é mais concebida como monopólio do saber, pois hoje há um reconhecimento de que a educação acontece através de várias agências e os alunos precisam interagir com os conhecimentos assimilados.
Thiago Costa Santos
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