As TICs na pratica pedagogica

Antes de se pensar sobre a utilização das TICs na prática pedagógica dos professores, precisa-se repensar como o professor está desenvolvendo sua prática nas escolas, tendo como princípios a heterogeneidade dos alunos, as diversas formas de aprender e as necessidades que a sociedade impõe aos indivíduos.

A escola, representada por seus profissionais, não está sabendo como tratar essa avalanche de informações, como transformá-los em objeto de estudo, e o seu desafio está sendo buscar estratégias para dar conta do seu novo papel na sociedade.

O planejamento das atividades com o uso das TIC também deve ser cuidadosamente elaborado, a fim de contemplar as necessidades tanto curriculares quanto de aprendizagem dos alunos. A contextualização continua sendo imprescindível também quando da utilização das tecnologias para que o resultado final das produções promova conhecimentos que levem à transformação, com vistas a uma sociedade mais participativa, crítica e igualitária.

As tecnologias, bem como sua forma de utilização, devem constar do desenvolvimento curricular, assim como o tratamento do método didático, não se considerando somente aquilo que está relacionado com os conteúdos que se propõe trabalhar, mas também a sua integração no cenário das atividades pedagógicas, das práticas sociais de uso ou ainda dos interesses culturais e políticos que representam.

Cabe ao professor exercer sua autonomia, capacidade crítica e criatividade, a fim de promover práticas pedagógicas que apresentem propostas atrativas, metodologias com estratégias mais participativas, com recursos e ferramentas que promovam interações, compartilhamentos e experiências mais cooperativas, ou seja, práticas pedagógicas mais centradas na aprendizagem e nos alunos.

Lentamente surgem modelos pedagógicos que se apóiam na utilização das TIC, das tecnologias digitais interativas e multimediatizadas, e cabe aos professores os entenderem como instrumentos configurados histórica e culturalmente como parte do processo educativo, incorporando-os à sua realidade e contexto de forma crítica e criativa.

A integração das TIC na prática pedagógica possibilita a criação de ambientes de aprendizagem mais atrativos, interdisciplinares e colaborativos tanto entre professor e aluno como entre os alunos.

Márcio Roberto Oliveira Brito

0 Response to "As TICs na pratica pedagogica"

Postar um comentário