Competências do professor para o século XXI


Nunca antes se buscou tanto conceber e apurar o papel do docente, como hoje. E a forma como isso tem sido tem se dado é de uma maneira muito ampla e o processo de reelaboração desse profissional tem base não apenas no conhecimento acadêmico, mas também passa pela habilidade de poder mediar e se inter-relacionar com as situações de aprendizagem e com o sujeito da aprendizagem com eficiência.
No tocante ao aluno. Este, nos dias atuais tem tido voz, no diz respeito as suas expectativas com relação ao professor. Ao invés de os professores se ressentirem com essas observações, busca-se uma comunicação que contribua para melhores situações de aprendizagem.
“Os conteúdos teóricos não deixam de existir, pois não se aprende nada desvinculado do conhecimento teórico, mas trata-se de trabalhar essas informações de forma diferente dando-lhes um significado, assim como afirma PIAGET (1987): “O primeiro objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram – pessoas criativas, inventivas e descobridoras. O segundo objetivo da educação é formar mentes que possam ser críticas, possam verificar e não aceitar tudo o que lhes é oferecido. O maior perigo, hoje, é o dos slogans, opiniões coletivas, tendências de pensamento ready-made. Temos de estar aptos a resistir (...), a criticar, a distinguir entre o que está demonstrado e o que não está. Portanto, precisamos de discípulos ativos, que aprendam a encontrar as coisas por si mesmos, em parte por sua atividade espontânea e, em parte, pelo material que preparamos para eles.” 

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/48626/1/O-PROFESSOR-DO-SECULO-XXI-E-SUAS-COMPETENCIAS/pagina1.html#ixzz18hDDekXr

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