Competências do professor para o século XXI
Nunca antes se buscou tanto conceber e apurar o papel do docente, como hoje. E a forma como isso tem sido tem se dado é de uma maneira muito ampla e o processo de reelaboração desse profissional tem base não apenas no conhecimento acadêmico, mas também passa pela habilidade de poder mediar e se inter-relacionar com as situações de aprendizagem e com o sujeito da aprendizagem com eficiência.

“Os conteúdos teóricos não deixam de existir, pois não se aprende nada desvinculado do conhecimento teórico, mas trata-se de trabalhar essas informações de forma diferente dando-lhes um significado, assim como afirma PIAGET (1987): “O primeiro objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram – pessoas criativas, inventivas e descobridoras. O segundo objetivo da educação é formar mentes que possam ser críticas, possam verificar e não aceitar tudo o que lhes é oferecido. O maior perigo, hoje, é o dos slogans, opiniões coletivas, tendências de pensamento ready-made. Temos de estar aptos a resistir (...), a criticar, a distinguir entre o que está demonstrado e o que não está. Portanto, precisamos de discípulos ativos, que aprendam a encontrar as coisas por si mesmos, em parte por sua atividade espontânea e, em parte, pelo material que preparamos para eles.”
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/48626/1/O-PROFESSOR-DO-SECULO-XXI-E-SUAS-COMPETENCIAS/pagina1.html#ixzz18hDDekXr
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