A função social da escola na sociedade da informação

A função social da escola é o desenvolvimento dos potenciais intrínsecos a cada ser humano, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes e valores), desenvolvendo nos alunos a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem. A escola está aí para organizar de forma intencional esses processos de aprendizagem e não se esquecendo de que esses alunos acima de tudo possam realizar-se profissionalmente e pessoalmente.

Mas, com tantas mudanças acontecendo num mundo globalizado através da disseminação da informação cada vez mais rápida, como a escola pode se adaptar e não perder de vista os valores tão essenciais que ela tem para passar para o aluno? E qual dos professores nesse tema e na integração da escola na era da informação?

Com tanta informação correndo solta e acelerada na internet, a divulgação de trabalhos e teses tornou-se algo muito comum e a qualquer click se tem acesso a uma imensidão de informações que fica até difícil de se organizar. Além de outras formas de adquirir conhecimentos por meio das trocas de informação via sites e redes sociais entre outras, traz para a vida de cada um, novas formas de aprendizado e que nós alunos ou meros contínuos aprendizes nos moldamos a essas novas formas de aprendizado e deixamos um pouco de lado a forma tradicional e porque não dizer defasada.
Segundo José Moram em um de seus textos sobre tecnologia e a educação:
A aquisição da informação, dos dados dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los.
Aprender depende também do aluno, de que ele esteja pronto, maduro, para incorporar a real significação que essa informação tem para ele... Enquanto a informação não fizer parte do contexto pessoal - intelectual e emocional - não se tornará verdadeiramente significativa, não será aprendida verdadeiramente.

Então como essas mudanças virão e como poderam ser implantadas? Com toda certeza, o que se pode dizer a respeito disto, é que será um processo lento. As desigualdades na educação são muito grandes. Enquanto algumas escolas dispõem de várias ferramentas para por em prática essa nova forma de aprendizado, outras ainda se esforçam ao máximo para manter uma simples sala de computadores funcionando. Ainda hoje temos poucos modelos de escola que implantaram de forma inovadora a união da educação e a tecnologia.
As mudanças na educação dependem, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. O educador precisa cada vez mais estar se atualizando a essas novas tecnologias e encontrando meios para os alunos se integrar a elas atrelando ao aprendizado sistemático. As pesquisas mostram que os alunos aprendem muito mais facilmente quanto saímos do lado tradicional de ensinar e passamos a mostrar novas formas de aprender. Com uso da internet, das imagens, videos, powerpoint eles se sentem em "casa".
Por Raiff Cruz - Lic. Computação 2010.2 Noturno


0 Response to "A função social da escola na sociedade da informação"

Postar um comentário