- Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
- Marcos Silva (clique aqui para ser direcionado para o site )
- Nelson Pretto
O papel da escola na sociedade desempenha um papel muito importante na formação dos indivíduos, que tem o papel de transmitir conhecimentos e valores. Cabe a ela formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica, social e política do país e preparados para contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. É necessária que a escola esteja preparada para proporcionar à sociedade a inclusão de todos. Tem a função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo.
É necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos, da leitura e da escrita, das ciências, das artes, das letras. Precisamos preparar nossos alunos para uma aprendizagem permanente, que tenha continuidade mesmo após o término de sua vida escolar. É necessário a cada momento fazer o aluno pensar, refletir, analisar, sintetizar, criticar, criar, classificar, tirar conclusões, estabelecer relações.
A escola está em fase de mudança, face essa que tenta incluir o computador no processo pedagógico, lembrando sempre que a escola não pode perder seu foco, que é o ensino. O professor desta nova fase, a fase da tecnologia, deve estar empenhado a reproduzir aulas significativas e estimulantes para assim prender a atenção dos alunos, tornando o saber interessante e trazendo a tecnologia para perto da aprendizagem escolar. O fato da tecnologia educacional ser positiva e trazer contribuições importantes, é preciso ter critérios e estabelecer teoria curricular de maneira que possa melhorar esta prática alternativa de ensino.
A escola de hoje tem enfrentado mudanças nos últimos anos com relação a sua prática pedagógica, considerando que é cada vez maior a crítica que é feita a escola, ao sistema, no sentido de tornar o ensino mais democrático, com a participação cada vez maior do professor na elaboração do currículo, bem como na estrutura propriamente dita do modo de ensinar, de relacionamento entre escola, professor, aluno e a sociedade.
É evidente a mudança que vem sendo imposta a escola com a inclusão do computador no processo pedagógico, onde professores, diretores, resistem a essa ferramenta tecnológica.
A escola de hoje cabe formar cidadãos críticos, reflexivos, conscientes de seus direitos e deveres, e com isso serem capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais democrática.
Compreendo que a escola deve buscar desenvolver no aluno um espírito crítico, estimulando o mesmo a colocar suas opiniões, defendê-las, discutir com os demais colegas em sala de aula.
É necessária que a escola esteja preparada para proporcionar à sociedade a inclusão de todos, não será uma escola democrática, se não tiver vaga para todos.
A escola além das instalações, das vagas, de professores qualificados, dos equipamentos de informática, deve instituir conselhos escolares onde alunos, familiares, professores, diretores, todos contribuam para esse objetivo
Então como essas mudanças virão e como poderam ser implantadas? Com toda certeza, o que se pode dizer a respeito disto, é que será um processo lento. As desigualdades na educação são muito grandes. Enquanto algumas escolas dispõem de várias ferramentas para por em prática essa nova forma de aprendizado, outras ainda se esforçam ao máximo para manter uma simples sala de computadores funcionando. Ainda hoje temos poucos modelos de escola que implantaram de forma inovadora a união da educação e a tecnologia.
Ai vai alguns Conceitos da função da social da escola.
"No artigo, Mendonça traz diversos aspectos da sociedade em relação a educação,
e o contexto pedagógico vivido diariamente pelo aluno."
O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor
não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o
avesso ou o diferente do que o professor quer ensinar. Ou aquilo que o mestre nem sabe que ensinou, mas o aluno
reteve. O professor, por isso, ensina também o que não quer, algo de que não se dá conta e passa silenciosamente
pelas paredes da sala.
Afonso Romano de Sant’AnnaN
Na minha opinião, a educação é o principal elo entre o individuo e o mercado de trabalho, pois a mesma, o qualifica, tornando-o capaz de se inserir em uma sociedade capitalista.
Além disso a educação desmpenha, no meu entender, o papel mais importante na formação do individuo, que é: o tornar capaz de assimilar e respeitar os valores essênciais à convivência em sociedade( respeito, ética, solidariedade, dentre outros).
Olá pessoal, obrigado por comparecer aqui e compartilhar o conteúdo que tenho para mostrar hoje. Tenho lido pouco sobre o assunto, mas tenho me informado bastante sobre seus semelhantes, e, parando para pensar e tendo uma visa mais ampla do assunto como um espectador, é possível opinar sobre diversos ramos do assunto.
Primeiramente, devemos ter uma definição clara de como seria a “função social” como um todo, e a partir daí ramificar esta noção a fim de chegar ao ponto que nos satisfaz a definição do assunto central: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA SOCIDADE DA EDUCAÇÃO.
A “Função Social”, se pararmos para analisar as questões já estudadas e partindo do bom senso, seria nada além da resposta dada pela sociedade quando o indivíduo tenta interagir com ele. Assim, temos uma noção básica que a função social da escola na sociedade da educação seria a forma como o meio social poderia dar resposta às necessidades requisitadas pela escola.
A sociedade da educação hoje é algo bem camuflado no mundo atual, pois para cada indivíduo existem várias definições, e sendo todas coerentes com o que vemos na realidade. Então desta forma, é possível ter um leque de definições em larga escala, assim como a conclusão do dado assunto.
Existem situações em que alunos do ensino médio (da escola pública) citam sobre o assunto em questão, e chegamos à conclusão que a função social para estes indivíduos parece ser diferente para outros. Alguns dizem que a finalidade do estudo é não tornar o indivíduo analfabeto, longe dali outro poderia dizer que apenas terminando o ensino médio este ainda se encontra em estado analfabeto. Então é fácil deduzir que as opiniões são diferentes quando levamos em consideração a cultura e o estilo de vida de cada indivíduo, tornando assim um arbítrio diferente para cada um. Outro exemplo de como esta forma de pensamento é real, é que minha família, e talvez também a sua, caro leitor, tomou decisões diferentes de algumas outras no período em que nós como filhos estudantes da escola primária. A minha talvez se preocupou com o início da adaptação de minha pessoa com a escola e seus métodos avaliativos, visto que os costumes de casa influenciariam fortemente os resultados das primeiras avaliações, e ao invés de pensar desta forma, sua família poderia preencher uma lacuna deixada pela minha família, realçando a questão: Como meu filho tem se comportado com outros colegas de cultura diferente? Então estes fatores, entre vários outros, tornam as opiniões diferentes em relação à escola e à educação, e conseqüentemente à forma de entender a função social da escola na sociedade da educação.
Portanto, concluindo este moderado post, a função social da escola na sociedade da educação é entre outras visões, a interação da família no aprendizado de seus dependentes, o entendimento das metodologias que a instituição tem a oferecer, e as futuras chances que esta pode proporcionar para o bem-estar do aluno. Vantagens sociais também se incluem nesta análise, assim como o status do estudante quando vestido a farda da instituição.
Grato pela compreensão de todos. Grande abraço.
Por: Widson Gomes de Melo
Aproveitando a oportunidade para divulgar meu BLOG pessoal. Acessem!
A escola desempenha um papel muito importante na formação dos indivíduos, ela é o local que tem por finalidade inserir o cidadão no meio social através da troca de conhecimentos que favoreçam a aprendizagem, o desenvolvimento das relações interpessoais,a capacidade de atuar em grupo e é construtora e facilitadora do conhecimento.E para que a escola venha cumprir seu papel é necessário que ela busque meios de aprendizagens que favoreçam ao aluno adquirir conhecimento de forma clara,dinâmica,atual e prazerosa.Para que dessa forma o aluno deixe de pensar na escola como um local de obrigação e passe a enxergar a mesma como um meio de descobertas e informações que serão úteis para a sua formação.
Érica Mendes da Silva
(lic. computação,2010.2,noite)
Bruno Santos de Miranda
Parece haver um consenso em acreditar que através da Educação poderemos construir uma
sociedade digna, ética, inclusiva. Mas acredito que o debate envolvendo todos os interessados no
processo de transformação ainda não ocorreu e este debate passa obrigatoriamente por uma reflexão
sobre a função social da Escola, seja ela pública ou privada.
Enquanto instituição social, a Escola reproduz as regras e ações que sustentam o sistema vigente.
Criticar o sistema não promove mudança, mas enxergar-se enquanto sujeito no sistema talvez seja o
caminho para a mudança.
A ERD filmes produziu um documentário que vale a pena assistir e tomar como ponto inicial para
uma discussão em busca da mudança. Aparentemente, o documentário parece tratar de um assunto
distante de nossa realidade, no entanto os sujeitos sociais que aparecem nas cenas levantam
questões muito pertinentes e que podem nos fazer pensar em nosso papel social em um “mundo
teoricamente mais desenvolvido”.
Geovane Fernandes.(1ª)
acesse o blog aqui
